top of page
  • Julia Alencar, Lucas Lignon e Marcelo Teixeira

Inscrições abertas para Bolsa Atleta

Atualizado: 17 de mai. de 2023

Com efeito na cidade de São Paulo, a solicitação pode ser feita até dia 28 de abril por atletas de 14 a 21 anos; veja como se inscrever


A Prefeitura da capital paulista abre as inscrições para o ‘Bolsa Atleta Cidade de São Paulo 2023’ em abril. Podem concorrer ao auxílio financeiro atletas entre 14 e 21 anos de modalidades olímpicas e paralímpicas que cumpram os requisitos definidos. Os valores mensais determinados pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer são de R$660,32 para jovens entre 14 e 17 anos, e de R$1320,65 para aqueles entre 18 e 21 anos, com a possibilidade de renovação anual.


Divididas em duas modalidades, as bolsas prometem ajudar novos esportistas a focarem em seu treinamento, por meio da transferência monetária direta. O Bolsa Atleta Geral é voltado para atletas federados vinculados a clubes da cidade de São Paulo, enquanto o Bolsa Atleta Centro Olímpico atende exclusivamente atletas vinculados ao Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP).


Podem concorrer ao programa todos os atletas em plena atividade esportiva, não patrocinados, vinculados a uma Federação Desportiva há no mínimo um ano, e que tenham obtido uma boa colocação em alguma competição no ano de 2022. Para menores de 18 anos, é necessária a autorização dos pais ou responsáveis, além de estar matriculado ou já ter completado o Ensino Médio. O Bolsa Atleta Centro Olímpico requer filiação ao clube por pelo menos um ano e cada modalidade possui suas próprias regras de classificação.


[Foto: Reprodução/Prefeitura de São Paulo]


A iniciativa atua como ferramenta social para a manutenção do esporte nas mais diversas modalidades, cooperando para os atletas se profissionalizarem cada vez mais, o que leva a uma evolução individual do atleta e coletiva do esporte brasileiro.


Em entrevista ao Central Periférica, o atleta do Centro Olímpico em lançamento de martelo Fábio Alejo, 18 anos, explicou a importância da bolsa em sua rotina: “A minha bolsa me ajudou bastante tanto em casa quanto no treino, que virou uma profissão por causa do salário do Bolsa Atleta.” Investindo parte da verba em seu desenvolvimento profissional, ele ressalta resultados práticos: “No [campeonato] brasileiro do ano passado - que eu não tinha bolsa - terminei em 17º; com a bolsa contando com investimento, eu terminei em sétimo”.


Mariana Bazan, atleta de lançamento de dardo e martelo contemplada pelo benefício, também ressalta a importância do projeto para a continuidade de sua carreira e independência financeira: “Eu comprei um dardo, comprei bastante material com o dinheiro da bolsa. E não fico dependendo dos meus pais - isso eu acho muito bom." Ela complementa: "Estou fazendo do meu horário de treino o meu horário de trabalho, e recebo por isso.”


As inscrições para o Bolsa Atleta Cidade de São Paulo vão até dia 28 de abril. Para isso, o atleta deve seguir as seguintes instruções no site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal.


227 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Quadras de S. Paulo são inseguras para 82% da população

Pesquisa sobre espaços para prática esportiva revela insatisfação com segurança, qualidade e escassez de opções Por Gabriela Cecchin, José Adryan, Joseph dos Santos, Luíse Silva, Luiza Miyadaira, Taua

bottom of page