top of page
capa podcasts.png

Podcasts

 

Confira o podcast do Central Periférica no Spotify, onde debatemos assuntos sobre cotidiano, sociedade, educação, cidadania e esportes, com convidados especiais!

Confira também nosso SoundCloud!

Cozinhas comunitárias

O programa ‘Cozinhas Comunitárias’ apresentado por Valquíria Sirot e Tâmara Pacheco traz a experiência do Jd. Santo Eduardo, no município de Embu das Artes. Tia Cida, liderança comunitária e coordenadora do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) é a convidada especial para falar como está se dando a mobilização do projeto Cozinha Solidária como ação de combate a fome nesse território. E ainda, essa edição conta com a participação de Tesouro e Lu Ferreira (in memoriam), que também são militantes do MTST e voluntárias dessa iniciativa.  

99 não é 100

O episódio do grupo ‘99 não é 100’ apresentado por Flávia Ferreira traz duas iniciativas locais sobre descarte ecológico de lixo. Na primeira parte, a entrevistada é Egrinalda dos Santos Silva presidente da Associação Catajampa da Paraíba e representante do Movimento Nacional dos Catadores da Paraíba. Na segunda parte, Adriana Lúcia de Santana conta a história da Escola Estadual Aldo Câmara da Silva de Florianópolis que foi a primeira e única escola brasileira a alcançar a meta de 90% ou mais de resíduos descartados corretamente.

Mulheres, Poesia e Periferia

‘Mulheres, Poesia e Periferia’ apresentado por Fernanda Cabral fala sobre o Slam – competição de poesia falada, que traz questões da atualidade para debate. O episódio apresenta o Slam das Minas do Distrito Federal, o primeiro voltado exclusivamente para o gênero feminino e entrevista as poetas Tatiana Nascimento (DF) e Emily Jéssica (SP).

Estante Periférica

O podcast ‘Estante Periférica’ com apresentação de Denise Sierra e Kelly Oliveira trata sobre a produção literária periférica. O episódio trata sobre a importância da literatura negro-feminina e traz indagações sobre a invisibilização e dificuldade que escritoras negras enfrentam para publicar e serem reconhecidas no mercado editorial. Ketty Valencio, criadora da livraria Africanidades, é a entrevistada dessa edição. Participam também Selma Cristina Raymundo Pontes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro sobre transcritos e manuscritos de Carolina Maria de Jesus e Regia Agostinho da Silva pesquisadora da obra da escritora Maria Firmina.

bottom of page