capa podcasts.png

Podcasts

Curso ‘Periferias Potentes’ valoriza iniciativas socioculturais locais com a produção de podcasts

Por Beatriz Nogueira e Tâmara Pacheco

Entre agosto e outubro de 2021, o ICC - Instituto Casa Comum em parceria com o programa pontifício Scholas Occurrentes ofereceu o curso gratuito Periferias Potentes sob a curadoria do professor Dennis de Oliveira (ECA-USP). Foram 9 encontros online com filmes, oficinas e palestras que ajudaram um público bem diversificado a desenvolver o senso crítico e a importância de valorizar a voz das comunidades por meio da produção de podcasts.

A opressão de classes continua, principalmente em bairros periféricos. Arte, cultura e música não estão só nos centros urbanos! A precarização do trabalho em uma sociedade excludente torna necessário que movimentos sociais periféricos fortaleçam e ampliem seus espaços de convivência e expressão. Por isso, é importante potencializar as vozes periféricas.

A formação também contou com a participação de convidados como a professora e assistente social Eliete Edwiges Barbosa (CELACC-ECA-USP), a professora e jornalista Tatiana Oliveira (CELACC-ECA-USP) e o jornalista e articulador cultural Joselicio Junior (o Juninho do Círculo Palmarino e Dandara Editora). Como resultado final dessa experiência foram produzidos 4 podcasts que estarão disponíveis no site Central Periférica. São eles: Cozinhas Comunitárias, Estante Periférica, ‘99 não é 100’, Mulheres, Poesia e Periferia. Confira a seguir:

 

Cozinhas comunitárias

O programa ‘Cozinhas Comunitárias’ apresentado por Valquíria Sirot e Tâmara Pacheco traz a experiência do Jd. Santo Eduardo, no município de Embu das Artes. Tia Cida, liderança comunitária e coordenadora do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) é a convidada especial para falar como está se dando a mobilização do projeto Cozinha Solidária como ação de combate a fome nesse território. E ainda, essa edição conta com a participação de Tesouro e Lu Ferreira (in memoriam), que também são militantes do MTST e voluntárias dessa iniciativa.  

99 não é 100

O episódio do grupo ‘99 não é 100’ apresentado por Flávia Ferreira traz duas iniciativas locais sobre descarte ecológico de lixo. Na primeira parte, a entrevistada é Egrinalda dos Santos Silva presidente da Associação Catajampa da Paraíba e representante do Movimento Nacional dos Catadores da Paraíba. Na segunda parte, Adriana Lúcia de Santana conta a história da Escola Estadual Aldo Câmara da Silva de Florianópolis que foi a primeira e única escola brasileira a alcançar a meta de 90% ou mais de resíduos descartados corretamente.

Mulheres, Poesia e Periferia

‘Mulheres, Poesia e Periferia’ apresentado por Fernanda Cabral fala sobre o Slam – competição de poesia falada, que traz questões da atualidade para debate. O episódio apresenta o Slam das Minas do Distrito Federal, o primeiro voltado exclusivamente para o gênero feminino e entrevista as poetas Tatiana Nascimento (DF) e Emily Jéssica (SP).

Estante Periférica

O podcast ‘Estante Periférica’ com apresentação de Denise Sierra e Kelly Oliveira trata sobre a produção literária periférica. O episódio trata sobre a importância da literatura negro-feminina e traz indagações sobre a invisibilização e dificuldade que escritoras negras enfrentam para publicar e serem reconhecidas no mercado editorial. Ketty Valencio, criadora da livraria Africanidades, é a entrevistada dessa edição. Participam também Selma Cristina Raymundo Pontes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro sobre transcritos e manuscritos de Carolina Maria de Jesus e Regia Agostinho da Silva pesquisadora da obra da escritora Maria Firmina.