• Aline Novakoski

As batalhas de rap online em SP

Atualizado: 27 de Nov de 2020

Das praças ao isolamento: as batalhas de rap online em SP


Com a pandemia, as batalhas de rap tiveram de sair das ruas, e a modalidade online tem ganhado o gosto do público


Por Aline Novakoski


[Imagem: Reprodução/ Instagram Batalha da Aldeia]

As tradicionais Batalhas de Rima ocorrem desde os anos 80, quando o Rap chegou na região central de São Paulo, com a criação de um Movimento Nacional. As batalhas ocorrem em praças e lugares estratégicos das cidades e comunidades, para atrair um maior número de moradores e fãs de Rap. Normalmente as edições são semanais começam com a presença de MC's locais, que transmitem seus pensamentos e vivências através das letras durante a batalha.


Com a pandemia, os eventos foram impedidos de acontecer. A Batalha da Aldeia, a mais famosa de São Paulo, juntava entre 1.500 e 2.000 pessoas em uma noite. E apesar de ser realizada em local aberto, a quantidade de pessoas é alta e a taxa de contágio do vírus também.


Por isso, agora as batalhas ocorrem ou totalmente online, cada um de sua casa, ou com um número reduzido de pessoas, apenas os MC' que batalham no evento e uma equipe de gravação e apresentação. As "lives" tem sido o principal meio de continuar o evento durante a pandemia, e os números de acessos mostram que a modalidade tem gerado resultados. Apesar de ser bem diferente do calor do ao vivo, ajuda a matar a saudade das batalhas e dos MC's.


Jotapê e Noventa batalham com a mediação de Bob Treze. A edição teve quase 130 mil visualizações e foi uma edição presencial e sem público. [Imagem: Reprodução/ Twitch Batalha da Aldeia]

Em São Paulo, alguns eventos já estão liberados com uma quantidade reduzida de pessoas, mas mesmo assim poucas batalhas voltaram a modalidade presencial. A maioria das que voltaram se encontra no interior, onde o número de casos vêm diminuindo.


O calor das batalhas está fazendo muita falta no dia a dia, e mal se pode esperar para que a vacina chegue e seja possível curtir a batalha pessoalmente. Mas enquanto isso, ficam aqui algumas indicações.


As batalhas mais famosas de São Paulo que estão em live:


Batalha da Aldeia: ocorria todas as segundas-feiras às 19 horas na Praça dos Estudantes, centro de Barueri (SP). Na modalidade online, as batalhas continuam todas as segundas as 20 horas no canal deles na Twitch.


[Imagem: Reprodução/ Instagram Batalha da Aldeia]

Largo da Batalha: ocorria no Largo da Batata, em São Paulo (SP), toda quarta-feira às 19 horas. Atualmente está ocorrendo em modalidade semi-presencial no mesmo horário pelo Instagram.


[Imagem: Reprodução/ Instagram Largo da Batalha Oficial]

Batalha da Leste: presencialmente ocorria todo o sábado na estação Corinthians-Itaquera do metrô, na capital paulista. Agora, está com o projeto Leste Online com batalhas as sextas-feiras 19 horas pelo canal da Twitch da batalha.


[Imagem: Reprodução/ Instagram Batalha da Leste]

Batalha da Matrix: ocorre todas às terças-feiras na Praça da Igreja Matriz em São Bernardo do Campo as 19h30. Agora, em modalidade online, não estão ocorrendo batalhas frequentes, mas o seu canal no YouTube, seu Instagram e Facebook estão sendo constantemente atualizados com diversos conteúdos sobre a história da batalha. Além do tradicional projeto “Dissgracera”, onde dois MC's trocam referências e trocadilhos toda terça e quinta no YouTube.


[Imagem: Reprodução/ Instagram Batalha da Matrix]

Além destas, existem batalhas por todo o Brasil e batalhas menores em diversos bairros e cidades do interior, Pesquise e se informe da batalha mais próxima a você. O Rap é um estilo musical essencial para a resistência da comunidade e também proliferação de ideias e cultura através das gerações.

13 visualizações0 comentário