top of page
  • iniciacaoaojornali

Fatec 2023: inscrições para o vestibular já estão abertas; confira como participar

O exame será aplicado no dia 8 de janeiro e oferece vagas gratuitas para mais de 80 cursos


Leonardo do Carmo


(Centro Paula Souza - Roberto Sungi / Reprodução)


Nesta segunda-feira, 7, começaram as inscrições para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs). Segundo o calendário divulgado pelo Centro Paula Souza, o prazo acaba no dia 15 de dezembro, às 15h, e a prova acontece no segundo domingo de janeiro. Ao todo, são mais de 18.000 vagas para cursar o ensino superior de forma gratuita nas diversas unidades de ensino espalhadas por São Paulo.


Para concorrer a uma das oportunidades, obrigatoriamente é preciso ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula. Portanto, o candidato deve possuir:


Histórico Escolar com Certificado de conclusão do Ensino Médio, caso tenha concluído de forma regular;


Certificação de conclusão do Ensino Médio, caso tenha concluído por meio de provas ou exames, como ENEM, ENCCEJA ou afins;


Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio no ato da matrícula, caso ainda esteja concluindo o Ensino Médio regular ou na modalidade EJA.

Como me inscrever?


Para participar do processo seletivo, é necessário realizar um cadastro na página oficial do vestibular e então efetuar o pagamento da taxa de inscrição. O valor integral é R$ 91. No entanto, para as pessoas que solicitaram o desconto de 50%, a inscrição só deve ser realizada a partir do dia 23 de novembro, quando o resultado dos contemplados com a medida de inclusão está previsto para sair.


No site, será solicitado dados pessoais, o preenchimento de um questionário socioeconômico e a indicação da unidade, turno e curso que o candidato deseja ingressar. De acordo com o documento apresentado pelo Centro Paula Souza, o processo deve ocorrer totalmente de forma online.


Por isso, as unidades de ensino irão disponibilizar computadores e acesso à internet para as pessoas interessadas em realizar o procedimento nos espaços das Fatecs - cabendo à administração da instituição definir o horário de atendimento.


Além disso, os vestibulandos que indicarem ter realizado o Ensino Médio integralmente em escola pública terão suas pontuações aumentadas em 10% e os que se declararem afrodescendentes em 3%. Para o candidato que atender ambas condições, haverá um acréscimo de 13%.

O que preciso levar para a prova?


De acordo com o Manual divulgado pelo CPS, as pessoas que forem realizar o exame precisam levar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto 2, borracha e um documento de identidade, como RG, CNH ou CTPS.


Como a entrada após o fechamento do portão da escola, às 13h, não será permitida, a recomendação é que os vestibulandos cheguem com uma hora de antecedência, a fim também de localizar os lugares com mais facilidade e evitar possíveis imprevistos.


Como funciona o processo seletivo?


O vestibular da Fatec tem 5 horas de duração e é constituído de uma redação e uma prova com 54 questões, cada uma com 5 alternativas. Por padrão, o exame é distribuído com:


5 questões para cada uma das 8 disciplinas que compõem o núcleo comum do ensino médio (Matemática, Português, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês), totalizando 40 questões;


5 questões com a finalidade de verificar a capacidade de raciocínio lógico do candidato;


9 questões que irão propor a articulação de conhecimentos das disciplinas de Ensino Médio na solução de situações-problema.


Assim, a partir das notas obtidas através dessas questões, a instituição elabora uma lista com todos os participantes e suas respectivas classificações no processo seletivo, informando se eles foram aprovados nessa primeira chamada ou não.


Como cada curso tem uma quantidade pré-determinada de vagas e por variados motivos algumas pessoas não realizam a matrícula, a faculdade chama os candidatos até que todas as posições sejam preenchidas. Por isso, é comum ouvir que “a lista roda”.


Para consultar os tópicos abordados, basta acessar o Manual do Candidato.


Confira as datas do calendário do vestibular da Fatec neste semestre :


7 de novembro a 15 de dezembro – até as 15 horas: Inscrição para o processo seletivo;

23 de novembro: Resultado dos pedidos de isenção e redução;

23 de novembro a 15 de dezembro – até as 15 horas: Inscrição para os beneficiados com a isenção ou redução da taxa de inscrição;

24 e 25 de novembro: Período de recurso para os pedidos de isenção e redução indeferidos;

6 de dezembro – a partir das 15 horas: Resultado dos recursos de isenção e redução;

5 de janeiro de 2023 – a partir das 15 horas: Divulgação dos locais de prova;

8 de janeiro de 2023 – às 13 horas: Exame do Vestibular;

9 de janeiro de 2023 – a partir das 15 horas: Divulgação do gabarito oficial

18 de janeiro de 2023 – a partir das 15 horas: Divulgação da lista de classificação geral e primeira lista de convocação;

19 e 20 de janeiro e 2023: Matrícula da primeira lista de convocados por meio do “Sistema de Matrícula Remota”;

30 de janeiro – a partir das 15h: Divulgação da segunda lista de convocação e chamada para envio dos documentos para a segunda chamada;

31 de janeiro: Matrícula da segunda lista de convocação e envio de documentos.


Você também pode se interessar por: Etec realiza mudanças em grade curricular e causa polêmicas entre professores


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page