• iniciacaoaojornali

Cuidados na prática esportiva durante a pandemia

por Theo Sales


[Foto: João Pedro Barreto Fontes]


Com a pandemia do coronavírus, os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 tiveram de ser adiados para 2021, apesar da continuidade da crise sanitária. Uma das principais preocupações acerca da realização das Olimpíadas de Tóquio é a saúde dos atletas. A aglomeração é inevitável e põe em risco a segurança dos participantes, o que pode criar um surto de casos da doença e afetar os resultados da competição.

A polêmica traz à tona uma questão importante que surge com a pandemia do coronavírus: os cuidados na prática esportiva durante esse período. Para Otávio Cabral Marques, pesquisador do Instituto de Imunologia da USP, é delicado manter certas medidas de prevenção, como o uso de máscara — devido a dificuldades na respiração —, durante os exercícios. Porém, segundo o cientista, o distanciamento social e a realização em lugares abertos e arejados, além de evitar aglomerações são cuidados eficazes e que não atrapalham o desempenho físico.

O especialista afirma que os esportes são “essenciais biologicamente e psicologicamente para as pessoas estarem bem”, e com isto mais resistentes ao vírus. Os benefícios que essa prática proporciona são, principalmente, a melhoria dos sistemas respiratório e cardiovascular, os mais afetados pela Covid-19, além de proporcionar prazer e reduzir o estresse que a pandemia causa.

Otávio Cabral Marques acredita que a prática esportiva junto ao acesso à informação sobre as medidas de prevenção são fundamentais para o combate à doença que se alastra pelo mundo inteiro. Importante ressaltar que mesmo uma pessoa saudável e assintomática pode transmitir o vírus, então os cuidados devem ser sempre mantidos. A proteção individual é também a proteção da comunidade.


20 visualizações0 comentário