top of page
  • Nicolas Vaz Coelho

CEPRO Abre Inscrições para Curso Online

Centro Profissionalizante Rio Branco, oferece capacitação profissional voltada para jovens em situação de vulnerabilidade da zona oeste de São Paulo.

Por Nicolas Vaz Coelho



(Estudantes ingressando no Centro Profissionalizante Rio Branco (Reprodução/ Cepro)


O ensino profissionalizante surgiu no Brasil como uma mediação criada pelo Governo Federal a fim de atender ao público jovem que desejava ingressar no mercado de trabalho ao invés de iniciar um curso superior. Com isso, centros de socioaprendizagem passaram a atrelar o ensino teórico à dinâmicas relativas ao mundo corporativo, unindo estudos exigidos para o pleno exercício de carreiras relativas à administração e finanças. Este é o caso do Centro Profissionalizante Rio Branco — Cepro, fundado em 1947, que através de investimentos privados, estimula programas de socioaprendizagem em prol de jovens de 15 a 19 anos.


Desde os anos 2000, quando passou a desenvolver as primeiras ações voltadas à empregabilidade, já foram firmadas parcerias com mais de 100 empresas nacionais e multinacionais, além de terem formado mais de 45 mil estudantes. Ao final do curso, as empresas recrutam e admitem jovens talentos da fundação.


Com uma unidade na cidade de Cotia, região oeste de São Paulo, os estudantes aprovados participam da 1ª etapa do curso chamado de “Capacitação Prévia Digital”, na qual assistem aulas ministradas por administradores de empresas e por pedagogos, que auxiliam no desenvolvimento de competências técnicas laborais. Nesse sentido, o Cepro não auxilia apenas na formação dos alunos, como também na vida dos educadores, é o que afirma Andréa Beranger Federighi, educadora do Cepro Rio Branco há 14 anos:


“No Cepro obtive experiências inesquecíveis, lições de vida! Aprendi realmente o que é ser educadora, amo lecionar! É uma grande missão lidar com o diferente e com as diversidades, entender que não só ensinamos, mas aprendemos muito com o outro!”


O Papel do Ensino Profissionalizante


O ensino profissionalizante não só transforma, como também equipara às oportunidades e habilidades exigidas em um mercado de trabalho tão competitivo. Terminar o ensino médio já é desafiador para grande parte dos brasileiros, ingressar em um curso superior ou profissionalizante é uma forma de lutar contra a maré. Contudo, quando se conquista uma oportunidade profissional, o mundo se transforma.


“Sinceramente, eu não achava que precisava tanto de ensino profissionalizante, porque pensei que só iam ensinar as coisas de maior senso comum, mas foi muito mais que isso. Eu me tornei uma pessoa completamente diferente em âmbitos profissionais e até pessoais.” é o que conta Emmanuelle Teles Alves, moradora de Carapicuíba, que após concluir a capacitação prévia do Cepro , foi contratada como aprendiz em uma multinacional.


As inscrições para a Capacitação Prévia Digital do Cepro estão sempre abertas e podem ser feitas pelo site da Instituição:

https://www.cepro.org.br/Site/formularios/inscricao/


42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page