• iniciacaoaojornali

Ideologia Fatal vence o Prêmio 5º Elemento

O grupo de Hip Hop da São Remo ganhou a premiação com mais de 11 mil votos do público


por Ana Carolina Rios Guerra


Da esquerda para direita, Mano Lyee, Black Nandão e DJ Rick Brasil. [Foto: Monica Senna]


O grupo de rap Ideologia Fatal conquistou o Prêmio 5º Elemento na categoria “Artista/Grupo do Ano” com 11.938 votos (28%). O grupo formado por Black Nandão, Mano Lyee e DJ Rick Brasil se consagrou vitorioso em novembro de 2020, após concorrer com outros nove artistas. “Para nós é uma satisfação ter conquistado esse prêmio com mais de 11 mil votos”, comenta Black Nandão.

A competição foi online em 2020, devido a pandemia de Covid-19, e realizada por votação popular nas redes sociais. A entrega presencial dos prêmios ainda não tem data prevista, mas deve acontecer após o fim da pandemia. Também foi por meio das redes sociais que o Ideologia Fatal conheceu a premiação 5º Elemento. “Conhecemos ele através da rede social chamada Instagram”, disse Nandão.

O 5º Elemento é um prêmio com reconhecimento nacional dentro do movimento Hip Hop, que premia os principais artistas dessa cena cultural. Ele foi criado há quatro anos pela revista 5º Elemento, especializada em Hip Hop. A última edição da competição contou ao todo com 42.570 votos e foi composta por 13 categorias. “É uma grande realização saber que o nosso trabalho está sendo reconhecido, ainda mais em um prêmio o qual tem reconhecimento nacional”, declara DJ Rick Brasil.

No final de dezembro de 2020, o Ideologia Fatal recebeu mais um prêmio, dessa vez do “Gangsta Paradise”, um importante evento de Rap. O grupo foi um dos quatro ganhadores do Gangsta Paradise 2021 e irá se apresentar na próxima edição do evento. Essa apresentação ainda não possui uma data marcada, em razão da pandemia.

O Ideologia Fatal nasceu no outono de 1995, nas imediações do Jardim São Remo. “Ali no Colégio Alberto Torres, que era um reduto de muitos MC’s que ensaiavam na USP”, contou Mano Lyee. Os primeiros ensaios do grupo foram realizados na Pracinha da Amizade. A primeira vez que o grupo subiu em um palco foi no Circo Escola da São Remo. O Ideologia Fatal foi um dos pioneiros a introduzir a cultura Hip Hop na região do Butantã. O grupo surgiu a partir de um sentimento de revolta com a situação da comunidade do Jardim São Remo, que sofria com o descaso do governo e a violência policial. “Ele surgiu da revolta e daí surgiu o sentimento de ter que falar”, complementa Lyee.

Os membros do Ideologia Fatal agradeceram a parceria e o carinho dos moradores da São Remo, que sempre apoiam e comparecem a seus eventos e shows. “É muito satisfatório para a gente”, falou Black Nandão. O grupo é bem participativo na comunidade, realizando oficinas, saraus e projetos para a comunidade, com o intuito de levar cultura e entretenimento para a população. Além de utilizar as suas músicas como forma de denunciar os problemas enfrentados pelos são remanos. Para finalizar, Mano Lyee, DJ Rick Brasil e Black Nandão convidaram a comunidade para conhecer mais do trabalho do Ideologia Fatal por meio das redes sociais do grupo.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo