• iniciacaoaojornali

A não presença da torcida nos jogos de futebol

por Vinicius Machuca


A falta de torcida afeta tanto o esporte profissional quanto o amador. [Foto: Reprodução/Globo Esporte]


A pandemia do covid-19 trouxe diversas mudanças na rotina da população mundial. O termo "novo normal" veio para explicar essas mudanças e mostrar como o mundo está funcionando a partir de agora.

No universo dos esportes isso não foi diferente, após uma pausa nas competições devido a primeira onda de casos de corona, os esportes voltaram aos poucos com protocolos que antes não existiam.

No futebol profissional por exemplo existe um protocolo de sequências de testes de covid-19 que devem ser feitos antes de todas as partidas para evitar que algum jogador contaminado participe da partida. Na NBA (principal competição de basquete do mundo) foi feita uma bolha na Disney, onde os jogadores ficaram “presos” no parque e não podiam sair para o mundo exterior e todos os jogos aconteceram no parque.

Independente do esporte, o que mais chama a atenção durante as transmissões é a falta da torcida, que devido às aglomerações estão sendo proibidas de frequentar os estádios. O jogo muda completamente e chega a ser estranho ouvir da televisão tudo o que é falado dentro de campo.

Na São Remo não é diferente, os tradicionais jogos de futebol de várzea voltaram a ser disputados, porém sem a presença das torcidas que empurravam os times em busca da vitória. Apenas os elencos podem ir ao campo para evitar a aglomeração de pessoas e evitar possíveis contágios da doença.

O jornal da São Remo conversou com o Marcelo que acompanha o futebol local há cerca de 20 anos é torcedor e um dos diretores do Esporte Clube Função.

Segundo ele, o futebol na São Remo há algum tempo vê seu público diminuir. Clássicos como Pão de Queijo x Vila Nova, São Remo x Barcelona paravam a comunidade, eram eventos que todos já sabiam e programavam o domingo para acompanhar esses grandes jogos. Marcelo nos contou que com a diminuição do público presente nos últimos tempos ele não sentiu grandes diferenças dos jogos sem público durante a pandemia.

Para ele a importância da torcida para o futebol é fundamental, pois traz motivação aos jogadores, que sabendo que tem um público acompanhando se empenham e se motivam mais e consequentemente o jogo fica melhor e mais disputado.

Ainda não existem previsões para a volta do público aos jogos de maneira geral. Em alguns lugares as arenas já estão recebendo público mas de forma reduzida como por exemplo os eventos do UFC nos Emirados Árabes. A esperança é que com a vacinação o campo da São Remo em breve pode estar lotado de torcedores fazendo barulho e empurrando o time que torce para a vitória.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo